segunda-feira, 26 de novembro de 2018

MIT realiza o primeiro VOO DE AVIÕES utilizando um campo electromagnético (VIDEO)


Cientistas do MIT sempre apresentam projectos surpreendentes e com amplas aplicações. 

As ideias, bastante promissoras por sinal, ganham vida em protótipos úteis apenas para o meio académico, mas são avanços tecnológicos que podem estar presentes mundialmente no futuro. Toda essa criatividade permitiu construir um “avião” que parece ser o princípio das espaçonaves que conhecemos dos cinemas.

A sua semelhança com os filmes está simplesmente na ausência de peças móveis em sua construção (logo, sem turbinas). O feito só é possível com o princípio de propulsão electrodinâmica, utilizando um par de eléctrodos para “empurrar” íons para trás e criar — como é chamado — o vento iónico.



Contudo, o protótipo possui escalas muito pequenas. Pesando apenas 2.45kg e sem qualquer tipo de tripulação, o avião é alimentado por bateria — responsável por criar um campo electromagnético entre os eléctrodos que, no percurso dos íons do menor eléctrodo para o maior, colidem com moléculas de ar, mantendo o avião no ar.

O conceito não é uma novidade e já foi pensado para outros propósitos: a Apple, em 2012, considerou utilizar o mesmo princípio para resfriar seus computadores.

Fonte e Foto: Mega Curioso
Share:

Comente com o Facebook: