sábado, 24 de novembro de 2018

SAIBA a origem do BLACK FRIDAY, a SEXTA-FEIRA mais aguardada do ano em vários países


Você já ouviu falar, pelo menos uma vez, da famosa Black Friday, né? Esse é um dos dias do ano mais aguardados por todos, pois é quando somos possibilitados a comprar vários produtos em grandes lojas por um preço abaixo do normal. A chamada "Sexta-feira Negra" é uma grande tradição dos Estados Unidos e acontece na última sexta-feira do mês de Novembro. Assim sendo, a Black Friday coincide com o início das compras de Natal. No entanto, você sabe a origem dessa "comemoração"? Nós pensamos nisso e resolvemos explicar um pouco melhor para você, caro leitor.

Origem


A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, em 1869. Nessa época, os comerciantes americanos decidiram fazer promoções para poderem pagar suas contas, pois era um período difícil. Esse período os donos de empresas se viam falindo e com muitas contas, e graças a esse dia, conseguiram amenizar a situação. Essa expressão possui origem económica e na década de 1960, o movimento negro-americano Black Power tentou mudá-la para Big Friday. No entanto, essa nova expressão não foi aceita, visto que alguns registos ligavam o antigo nome à venda de escravos no passado.


Durante essa crise económica, dois reputados bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, após um intenso trabalho buscando grandes lucros, fracassaram no seu intento e o mercado entrou em bancarrota. Esse foi o motivo do nome "Black Friday". Não apenas isso, mas o papel dos pequenos comércios também influenciou no nome. Segundo a tradição, depois de um ano de grandes perdas, ou seja, de números ruins. Por fim, após o dia de Acção de Graças, chegava a época de natal, quando os americanos mais gastam dinheiro no ano.


Fonte e Foto: Factos Desconhecidos
Share:

Comente com o Facebook: