Pesquisadores descobriram uma ave que é macho de um lado do corpo e fêmea do outro, um fenômeno conhecido como ginandromorfismo, diferente do hermafroditismo. O macho da ave Pheucticus ludovicianus, endêmica da América do Norte, possui algumas penas rosa-avermelhadas, enquanto as fêmeas são amarelas e marrons. Mas cientistas da Powdermill Nature Reserve, nos EUA, avistaram este espécime possui coloração masculina rosa e preta em uma metade de seu corpo e tons femininos amarelos e marrons do outro lado. Ginandromorfos são geneticamente parte macho e parte fêmea.
«Um deles descreveu como ‘ver um unicórnio’ e outro descreveu a adrenalina de ver algo tão notável. » «Este pássaro está em sua plumagem não reprodutiva, então na primavera , quando estiver em sua plumagem reprodutiva, será ainda mais masculino, feminino », afirmou Lindsay. As cores do pássaro ficarão ainda mais vibrantes e «a linha entre o lado masculino e feminino ficará ainda mais óbvia». Ao contrário dos hermafroditas, que também possuem órgãos genitais de ambos os sexos, os ginandromorfos são completamente masculinos de um lado do corpo e femininos do outro.
Uma pergunta popular nos círculos científicos é se esse pássaro tem capacidade para procriar. Como geralmente apenas o ovário esquerdo é funcional nas aves, e o lado esquerdo desta ave é o lado feminino, esta ave teoricamente poderia produzir filhotes se acasalar com sucesso com um macho. A capacidade de reprodução do pássaro também pode depender do fato de ele cantar como um macho, o que potencialmente atrairia as fêmeas e provocaria uma resposta territorial de outros machos.
Comente com o Facebook: